Quem sou eu

Olá Mama! Olá queridas filhas! Depois da nossa conversa está aqui um pouco do muito que aprendi com a vida e, lógico, vocês foram a minha inspiração para aprimorar sempre. E aprendi que .... hora é a vida que nos leva, .... hora nos deixamos levar e muitas vezes somos nós que temos que controlar a situação, mas com mansidão. Aqui no caso do forno e fogão é imprescindível vocês dominarem a receita, buscando sentir cada etapa, os passos da formulação, analisar a química da transformação dos ingredientes, as múltiplas sensações que nos levam para o resultado final. Dominar tanto a fase do preparo, conhecendo os materiais, e dominando o uso, assim como conhecendo a fase do forno e a fase final, que é tão importante para o sucesso de uma receita.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

......e a vida segue , é mais forte e não dá trégua.

o teste do “unhometro”
Filhas lembram...quando juntas íamos fazer compras em supermercado? Íamos todos e era muito bom, bom mesmo. E a farra dos meninos? Todos queriam ajudar e dividíamos em duas turmas, dois carrinhos.
Eu tinha o costume de unhar os feijões dentro do saco para escolher o mais macio e portanto aquele que a marca da unha fica é o que cozinha melhor. Hoje digo a vocês que não sei se  é tão bom assim a umidade contida no grão novo do  feijão. Precisamos notar se existe presença de bolor ou fungo no grão.
Olha que interessante esse estudo sobre as pragas dos grãos armazenados. Essas pragas podem trazer perdas na armazenagem dos grãos principalmente pela alimentação dos insetos. São insetos e mais insetos que convivem nos grãos. Carunchos ou gorgulhos, larvas, besouros , traça dos cereais presentes em feijão , milho ,arroz, café, chocolate e nas farinhas. Até os ácaros que   não são  insetos, podem estar presentes em grãos ou então nas farinhas . Atacam muitos tipos de alimento, principalmente quando a umidade é elevada, ou após o ataque dos fungos. O seu ovo pode sobreviver durante vários meses. Os adultos geralmente atacam o grão.
Uma outra praga de grãos e farinha armazenados é o Psocoptera. Esse inseto, quando aparece em uma unidade armazenadora, é sinal de péssimas condições de armazenamento. Isso se deve porque o psocoptera se alimenta de fungo que cresce sobre os restos de alimento e de fezes de outras pragas, indicando, assim, que a unidade armazenadora está sendo muito atacada por pragas, que tem muita sujeira e alta umidade relativa do ar.
Pragas de produtos armazenados
http://www.ica.ufmg.br/insetario/images/aulas/Pragas_de_produtos_armazenados.pdf


Toda receita  que vai queijo minas nos ingredientes fica bom. 
O queijo Minas Padrão é um queijo de simples elaboração e de muita versatilidade na culinária, sendo o principal ingrediente para o famoso pão de queijo. 
O queijo minas frescal , o light e a ricota é ideal para tortas e pudins.Tem que se ter o cuidado na escolha de um bom queijo.
 Não pode estar salgado demais e estar livre de sabores e odores estranhos.Os indícios de contaminação como por ex.: cheio de furinhos internamente, amargo , rançoso , com odor de estábulo são aspectos indesejáveis  pois são decorrentes  da multiplicação de microrganismo que resistiram ao processo de pasteurização ou de microrganismo que contaminaram o produto depois do processo térmico. O queijo  deve ter  "procedência" e começamos do leite que vai produzir o queijo, ser de boa qualidade ou seja tanto o leite como o queijo devem ter uma inspeção periódica tanto da parte microbiológica como físico-química , e devem ser aplicado o Manual de  Boas Práticas para fabricação de um produto de origem animal.

Aqui segue alguns pudins a base de queijo minas:


Pudim de queijo
de coco a mineira
 1 coco ralado
600 gr de açúcar
12 ovos
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xicara bem cheia de queijo minas ralado
1 cálice de licor à gosto
canela
noz moscada

Com todo o açúcar e metade deste peso em água faça uma calda em ponto de pasta. Verifique o ponto mergulhando a escumadeira na calda: se ela aderir , como querendo formar uma cortina, escorrendo, está no ponto. espere a calda esfriar um pouco e misture o coco e o queijo. Desmanche sem bater 12 gemas e três claras. Quando estiverem bem unidas junte-as à  massa. Em seguida junte a farinha de trigo, a manteiga ou margarina, o licor, a canela e uma pitada de noz moscada. Depois de misturar muito bem leve a assar em fogo regular. A forma deve ser untada com manteiga e forrada com papel impermeável ou alumínio.

O nosso Pudim de queijo é mais simples e não leva coco
A nossa adaptação do pudim acima que ganhou  nome

Pudim de queijo Seli

1/2 kg de queijo minas desmanchado - importante o queijo tem que ser bem suave, tipo desses minas light que lembra ricota ou então uma ricota de boa procedência (não pode estar amarga e nem salgada)

6 ovos                                  
3 xic de açúcar de açúcar
raspas de limão (ou o siciliano ou então laranja)
2 copos de leite
1 colher de manteiga
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Com o açúcar faça uma calda em ponto de fio  . Espere a calda esfriar um pouco e adicione a manteiga e reserve . A parte misture os ovos batidos como para omelete. A ricota tem que estar amassada com as mãos ou com o garfo. Coloque a calda no copo do liquidificador e acrescente o queijo ,e depois o restante dos ingredientes. Bata bem  para  a massa ficar uniforme. Se necessitar de mais um pouco de líquido pode adicionar  leite ou até mesmo uma calda feita de canela, cravo e erva doce. Prove para sentir se o "doce " está bom. Se sentir que falta um pouco mais de açúcar acrescente ou  então coloque o  leite condensado em fio até dar o doçur. Despeje  em forma caramelizada para pudim e asse em banho maria a 180ºC por mais ou menos 1hora.
 É o puro doce da terra mineira.
Ao invés da farinha de trigo para engrossar podemos usar a tapioca.Deixe de molho 2 colheres de sopa de tapioca no leite da receita e leve ao fogo só para engrossar um pouco. Despeje no liquidificador com os outros ingredientes. O uso da tapioca deixa a consistência do doce mais cremosa.


Torta de Ricota da padaria (receita do livro do Sr.Agenor)

10 ovos
600 grs de ricota
1 L de leite
1 lata de leite moça
1 lata de creme de leite
200 grs de açúcar
200 grs de farinha de trigo
100 grs de margarina ou manteiga
50 grs de uva passa
raspas de 1 limão

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador os ingredientes menos as raspas de limão e as passas e bata até homogenizar. Bata as claras em neve e misture  delicadamente. Acrescente as raspas e as passas. Coloque em forma untada e asse no forno  em banho maria.
Quando pronto polvilhe com açúcar impalpável.


E falando em pão de queijo aqui vai uma dica:


  tapioca

Sabem a receita tradicional de pão de queijo que escalda-se o polvilho com óleo e leite fervendo? Pois é existe outras maneiras de se fazer e uma delas é com tapioca.
Faça um angu de tapioca (1 xic de tapioca e 2 xic de leite ou mais) , leve ao fogo até formar um grude, mais não deixe ficar muito firme, difícil de mexer e despeje  quente numa vasilha com o polvilho , sendo 2 partes de azedo + 1 parte de polvilho doce e vá misturado cuidadosamente com as mãos pois está quente. Acrescente o queijo minas ralado, não economize pois é o queijo que vai dar sabor . Acerte o sal e vá amassando com as mãos. O queijo já tem gordura e portanto não precisa colocar óleo. Acerte o ponto da massa com os ovos. Fica uma massa homogênea, leve pois o angú de tapioca proporciona leveza a massa. Faça bolinhas com o auxílio de uma colher , coloque em assadeira e leve ao forno quente. Se desejar pode congelar levando a assadeira ao freezer  e assim que endurecer retire da forma e  coloque em saco plástico e guarde no freezer. O forno é muito importante para assar o pão de queijo. Quando a massa é fresca o forno deve ser quente de inicio e depois deles crescerem abaixa a tº para dar cor e firmar o cozimento por dentro e se congelados a temperatura é baixa no inicio e se eleva assim que descongelarem.



e já ouvimos falar de receita de pão de queijo que leva purê de batata .

e olha que graça esses enfeites para arvore de natal
é da CIA União


http://www.ciauniao.com.br/receitas/BISCOITOS-VITRAL/1071


flores de tecido 
Obrigado Edirlene! por compartilhar
Filhas andei pesquisando sobre flores de tecido e encontrei uma pessoa tão disposta a ensinar que transforma esse artesanato numa ocupação muito interessante. O nome dela é Edirlene. 
Assistam ao vídeo, vale a pena conferir o site abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=8W-svcEDpbE&list=TL3bMZHy5Dl1iOyQgvINy7mmwsZbDHxMO9

http://www.youtube.com/watch?v=d8nQ8XYGpZY&list=TL3bMZHy5Dl1iOyQgvINy7mmwsZbDHxMO9


"DÁLIAS EM ARRANJO PARA VESTIDO DE NOIVA E QUE TAMBÉM PODEM SER USADAS NOS CABELOS, BONITAS E FÁCEIS DE FAZER"

 "Essa flor é muito simples, o destaque dessa aula é que ensino fazer molde e cortar flores com cinco pétalas, nas outras aulas as flores são de quatro e seis pétalas. Essas flores são bem baixinhas, de pouquíssimo volume."

Esse site abaixo mostra o uso da lamparina de álcool e o cuidado que devemos ter ao utilizá-la e também aqui mostra uma outra maneira de fazer rosas. É interessante também. Confiram!
http://www.youtube.com/watch?v=uzxI3CLDhHU


Agradecer a Deus pelo solo abençoado que nos dá alimento.


as receitas seguem depois.....