Quem sou eu

Olá Mama! Olá queridas filhas! Depois da nossa conversa está aqui um pouco do muito que aprendi com a vida e, lógico, vocês foram a minha inspiração para aprimorar sempre. E aprendi que .... hora é a vida que nos leva, .... hora nos deixamos levar e muitas vezes somos nós que temos que controlar a situação, mas com mansidão. Aqui no caso do forno e fogão é imprescindível vocês dominarem a receita, buscando sentir cada etapa, os passos da formulação, analisar a química da transformação dos ingredientes, as múltiplas sensações que nos levam para o resultado final. Dominar tanto a fase do preparo, conhecendo os materiais, e dominando o uso, assim como conhecendo a fase do forno e a fase final, que é tão importante para o sucesso de uma receita.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tenham inspiração!

- Olá, Mama!
- Olá, filhas!
-Vocês me pediram as receitas que fazíamos no nosso dia a dia.O sabor da infãncia,das tardes na cozinha e o preparo nos dias de festa.
-Agora Mama temos nossas casas, nossos lares  e sentimos vontade de trazer novamente as alegrias vividas nos nossos livros de receitas.
-Então....vamos começar?
-Meninas, aqui vai a primeira dica : cozinhar requer tempo, então a receita a escolher vai da disponibilidade de tempo e lógico dos ingredientes à mão. Mas para todas as situações que vocês se encontrarem busquem a  inspiração dentro de vocês.... e lembrem-se cozinhar é arte. Não se permitam ficar afobadas, mantenham a ordem  e dominem tudo o que forem usar, a batedeira, o foue,  o forno, etc.
Vamos estudar o preparo dos bolos. Antes de iniciar o trabalho, coloque todos os ingredientes sobre a mesa e reuna os utensílios! Não esqueça de untar a forma e ligar o forno antes de começar a misturar os ingredientes. Fazer pratos doces  requer bem mais que os salgados, a nossa atenção.

Temos várias formas de preparar bolo, sendo as duas principais os produtos com gordura e os  sem gordura (o pão de ló). A manteiga é muito usada, mas algumas receitas pedem margarina ou óleo.
Hoje vamos falar do  bolo amarelo.

Bolo com manteiga: o clássico bolo amarelo!

 Ingredientes básicos: manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo, um líquido (leite, suco ou água) e fermento químico.

Preparo:  modo creme

- Inicialmente, bate-se bem as gemas com o açúcar. A bela e gostosa gemada.
 Bate-se até formar um creme leve e esbranquiçado. É muito importante a proporção entre esses dois ingredientes, pois este creme que se forma é que vai dar a suavidade ao bolo.
Se você perceber que o açúcar não foi totalmente envolvido pelas gemas, não consegue formar o creme ficando com aspecto de farofa, acrescente mais uma gema e continue a bater até obter um creme claro e ter ganho  um aumento de volume.
A manteiga  deve estar firme, isto é, na temperatura ambiente. Ao apertá-la com o dedo, este fica marcado mas nunca amolecida demais onde o dedo afunda e já esparrama. Com as costas de uma colher amasse- a e vá acrescentando a gemada.
O açúcar é um componente importante, pois fornece doçura, textura macia, contribui para o volume do bolo e tem efeito na cor. Também conserva a umidade do bolo dando mais maciez evitando que se resseque durante o forneamento.O outro ingrediente que proporciona  maciez é o ovo, pois este age como um emulsificante na homogeneização dos ingredientes, é um agente de aeração da massa.
 No creme existe o atrito com o  batedor que gera calor e, se a manteiga estiver muito amolecida, o creme não fica firme como deveria, por isso é importante a temperatura da manteiga. Tenha sensibilidade e observe para saber a hora de parar de bater. Olhe e veja  as marcas que o batedor deixa no creme, vão ficando cada vez mais aparentes, definidas.Este é o ponto de parar, o creme está firme suportará o peso da farinha.
Porque é importante ? Durante o batimento, o ar é retido e aumenta a viscosidade da massa possibilitando dessa forma a incorporar mais ar. As ligações químicas acontecem e  bater demais, gera calor, a gordura perde a viscosidade e o creme perde volume pois o ar  sai.
 O ar contém oxigênio e é  importante na fase do forno onde o fermento quimico reage e produz gases que são responsáveis pela expansão e o volume do bolo na fase final.
Diminua a rotação da batedeira para acrescentar a farinha (já peneirada, pelo menos uma vez para  trazer o oxigênio). Vá alternando a farinha com o líquido da receita. A agitação é bastante branda. Nunca jogue os dois juntos na massa, cada um tem a sua vez. Observe o comportamento do creme, pois ele vai indicar a velocidade que esses ingredientes poderão ser colocados. A massa não pode ficar muito amarrada, ela tem que estar no ponto de  esparramar naturalmente na assadeira. É importante a quantidade de líquido na massa pois vai ser convertido em vapor no forno e isso ajuda na expansão e na textura do produto. Então às vezes temos que acrescentar mais um pouco de líquido  ou reduzir dependendo da farinha, da sua capacidade de absorção de água. A velocidade da batedeira deve ser baixa nessa fase, então, é só o tempo de mistura, alternando o líquido e a farinha de trigo, até obter uma massa homogenea.
- Desligue a batedeira, adicione as claras em neve da seguinte maneira: coloque  uma pequena porção da massa  na vasilha em que bateu as claras em neve, mexa delicadamente e então volte essa mistura para a vasilha da massa, sempre mexendo com o foue. Novamente, misture delicadamente.
- Por último, adicione o fermento, peneirando aos poucos e misturando delicadamente na massa. Sempre incorporando o ar, debaixo para cima.
- Coloque a mistura na forma e leve ao forno, pré-aquecido em 180º. Depois que o bolo crescer e estiver com uma leve caramelização do açúcar por cima agora sim é hora de baixar a temperatura. Atenção, nunca abra o forno antes disso! Isso já é passado quase que 2/3 do tempo de cozimento.
Quando  bolo começar a cheirar faça o teste do palito. Quando retirar do forno cubra com um pano de prato e não deixe em correte de ar. Ao cobrir o bolo, não formará uma crosta por cima e assim os vapores podem ser liberados e o bolo fica mais fofo. Quando o bolo começar a desprender dos lados da assadeira já pode inverter e remova para o bolo acabar de esfriar com o ar circulando por toda sua volta. Isto evita que fique úmido por fora.

A quantidade de farinha de trigo é um grande indicador do tamanho do seu bolo.  A farinha vai indicar a quantidade de açúcar e fermento. E o açúcar o quanto vai de gordura e ovos. Se você quer usar uma determinada forma, coloque farinha dentro dela, mas não complete pois você tem que deixar um espaço calculando mais ou menos o quanto deve crescer o bolo.Volte essa farinha para um recipiente e meça o número de xícaras. Dificilmente você vai errar na hora de despejar o bolo, ou seja, ocorrer situações indesejavéis como a massa ser insuficiente para cobrir toda a forma ou a forma ser pequena para a  quantidade de massa.

O tempo que os bolos assam e a temperatura do forno são pontos a serem monitorados pois quanto maior o tempo, menor será a temperatura e vice-versa.
Quanto menor o bolo mais quente deve ser o forno.

Agora que vocês estão atentas certos detalhes vamos  para as  receitas clássicas de  bolo amarelo:

receita básica
  • farinha de trigo............1 1/2 xic
  • amido de milho...........1/2 xic
  • açúcar........................1 1/3 xic
  • leite............................1/2 xic
  • manteiga.....................1/2 xic
  • ovos...........................3 
  • fermento.....................1 colh de sopa
  • sal..............................1 colh de chá
  • raspas de limão ou essência de baunilha

Preparo: modo creme
Forno regular cerca de 50 min para forma grande e para forminhas ou formas rasas, use forno quente, cerca de 1/2 hora.

Amanhã falaremos do bolo sem gordura, o clássico pão de ló.



Nenhum comentário:

Postar um comentário