Quem sou eu

Olá Mama! Olá queridas filhas! Depois da nossa conversa está aqui um pouco do muito que aprendi com a vida e, lógico, vocês foram a minha inspiração para aprimorar sempre. E aprendi que .... hora é a vida que nos leva, .... hora nos deixamos levar e muitas vezes somos nós que temos que controlar a situação, mas com mansidão. Aqui no caso do forno e fogão é imprescindível vocês dominarem a receita, buscando sentir cada etapa, os passos da formulação, analisar a química da transformação dos ingredientes, as múltiplas sensações que nos levam para o resultado final. Dominar tanto a fase do preparo, conhecendo os materiais, e dominando o uso, assim como conhecendo a fase do forno e a fase final, que é tão importante para o sucesso de uma receita.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pão de ló

O Pão de ló , ou bolo de camadas, trocamos o recheio, cobertura  e temos  um bolo diferente. Se acrescentarmos chocolate a massa .....que delícia!
 Meninas lembram do bolo da padaria da Vovó? Que o Sr. Agenor produzia? Coberto com raspas de chocolate da Nestlé e com um toque de açúcar impalpável por cima? Huuuummm.......
Vamos lá.

Para rechear e cobrir o Pão de ló é melhor fazer de véspera.

Bata primeiro as claras com o açúcar,sal, mas não muito, não é como para suspiro.Acrescente  as gemas uma a uma  e bata até ficar uma creme leve e esbranquiçado. Junte aos poucos a parte líquida que foi aquecida a uns 65º C a 70º C e bata novamente. Peneire juntos as farinhas e o fermento. Com o uso do foue incorpore- os as colheradas, à primeira mistura e faça movimentos leves de baixo para cima para incorporar mais ar a massa.
 Aqui meninas  falo em farinhas pois podemos diminuir a quantidade de farinha de trigo e  colocar amido (milho, araruta ou mandioca) , o que torna a massa mais leve. E porque aquecer a parte líquida que entra na receita: é para dar um tratamento na massa de ovos e que vai manter o volume. Se for leite pode entrar bem mais quente, quase fervendo, e jogue aos poucos, as colheradas na massa de ovos.

Receita básica
  • farinha................... 1 xic
  • açúcar................... 1 xic
  • líquido................... 3 a 4 colheres de sopa
  • ovos...................... 6
  • sal......................... 1/2 colher de chá
  • fermento................ 1/2 colher de chá
  • essência................ a gosto
  • raspas de limão..... 1 colher de chá

Forno regular mais ou menos uns 30 - 40  minutos dependendo do tamanho da forma.
Forma não untada ou coberta com papel manteiga. Essa massa não esparrama e  com o uso do pão duro ajeite a massa na forma por igual.
Está pronto quando começa a desprender dos lados da forma. Aqui vocês também nem pensem em abrir o forno. O Pão de ló é o mais sensível dos bolos quanto ao forno, quando ele está assando requer atenção através do visor.Quando está assado? Desprende da assadeira, aí então podemos abrir um pouco a tampa do forno e se  não fica a marca do dedo quando a gente aperta de leve está pronto. Coloque num resfriador ou cubra com um pano de prato e aguarde para retirar da forma quando esfriar por completo.

Se for usar a massa o pão de ló para rechear e  enrolar, então proceda assim:  umedeça um pano de prato ou toalha de copa e desenforme em cima deste. Com a ajuda do tecido enrole a massa , aguarde uns minutos e depois desenrole e recheie e novamente enrole e deixe  um pouco no pano até fixar bem.


SADIA  Olha que interessante o site . Fala de produtos,  receitas e dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário