Pois bem o segredo é não bater a massa e sim misturar tudo rapidamente , não bata.
A massa não é de esparramar sozinha quando se coloca na forma. Se ficar mole acrescente um pouco de farinha. Tem farinha que absorve mais água e tem outras que absorvem menos. Então, fiquem atentas nessa hora , fiquem próximas a uma torneira e se precisar de mais líquido na hora que estiverem mexendo é só colocar rapidamente embaixo da torneira e tirar e mexe até sentir o ponto...é firme...faz-se força para mexer. Se baterem demais forma uma rede de glútem forte e impede que a massa cresça...Ah! e atente para a quantia de fermento...2 colheres de sopa e é isso mesmo. Foi assim que a Vovó Maria descobriu o "segredo" da outra avó, a Dinorah. A família toda tentava fazer essa pizza e sempre saía embatumada....até que um dia "alguém" resolveu colocar mais fermento .... e deu certo. Viva !..foi um sucesso e assim até hoje podemos disfrutar da praticidade dessa receita.
A receita parecida com a nossa é a econômica e atente para o detalhe:
- não entra o açúcar para a pizza somente para massas doces.
- e só usamos farinha de trigo , não entra o amido ou no caso a araruta.
- Então a medida é 3 xic de farinha de trigo.
- usamos óleo e não manteiga como explicado abaixo
Uma diferença na receita é que não colocamos o óleo, ou a gordura, na massa e sim na assadeira. Untamos a assadeira com mais óleo que o normal , como na famosa Pizza Hut. O óleo na assadeira é que vai ajudar a esparramar a massa.Untamos as mãos nesse óleo e vamos alizando a massa para estende-la na assadeira. Coloca-se o molho de tomates com fartura e depois o queijo mussarela ralado e o resto termina-se a gosto podendo colocar rodelas de tomates , cebola ralada, azeitonas, algum outro tipo de queijo, abobrinha ou beringelas refogadas ,atum , etc...
A massa aceita o molho frio na hora do preparo mas se o molho estiver quente de uma pré -assada na massa em forno quente. Assim que firmar a massa ,ela chega a crescer, mas não deve estar corada, retire do forno e termine a pizza colocando o molho quente e coberturas.. Só tome cuidado para não se queimar. Volte a pizza no forna quente novamente para terminar de assar.
Voltando a falar na pizza da Vovó Dinorah. Ela fazia a pizza em forma redonda e colocava o queijo por cima da massa e depois o molho de tomate por cima do queijo e nós a princípio também. O queijo em fatias ajuda a acomodar a massa na assadeira. Tudo tinha que ser muito igual, copiado, sem aspirações a não ser de um bom aprendiz, sempre.
Daí um dia falando com a Tia Sonia...ouvi o seguinte...mas o queijo não é por cima? Eu fiz assim e deu certo! Abriu-se a mente e a criatividade soltou-se e passei a fazer Pizzas do meu jeito, quadradas. Aliás estão muito longe da original, imagine só os tomates do molho tinham que ser pelados um a um na chama do fogão! Hoje apesar da Pizza ser conhecida como a da "Vovó Dinorah ", fica aqui o nosso carinho por ela, e assim trazemos juntos ao nosso final de semana a lembrança e vem junto a saudades. Querida Vovó!
a receita seria esta:
3 xic de farinha de trigo
2 colheres de sopa não muito cheias de fermento químico
1 colher de chá de sal
1 1/2 xic de leite
1 ovo
óleo na forma
Essa massa fica muito gostosa para o bolo de banana em fatias. Só que aqui entra o açúcar. Em vez de dividir em forminhas, coloque numa assadeira média para que a massa não fique alta, assim conseguimos o equilíbrio entre fruta e massa.
As bananas cobrem a massa, fatiadas, não finas, ao meio. É importante a massa não estar mole para a cobertura não afundar na massa e sim firme como também na pizza.
Polvilhe açúcar cristal por cima e leve ao forno. A canela em pó pode ser polvilhada quando a torta sai do forno.
Filhas lembrei-me do merengue de banana, coberto com suspiro e que vai ao forno.Fica para a próxima postagem.
as fotos são retiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário